terça-feira, 11 de junho de 2013

CULINÁRIA ÁRABE E VEGETARIANISMO? COMO ASSIM????


Sim, embora as maiores referências da cozinha árabe seja justamente o kibe e a esfiha de carne, há diversas opções VEGetariANAS  nesta rica culinária!

Como descendente de libaneses aprendi muitas receitas e truques culinários que causam espanto nas pessoas. Um das grandes sacadas é q na culinária árabe raramente são misturados temperos na mesma panela, por via de regra, a panela que vai alho, não vai cebola e vice-versa.
Quer ofender um árabe? experimente dizer que colocou alho no kibe, pensando bem, é melhor não fazer isso, voltemos ao tema principal.
À exceção da coalhada seca, que é vegetariana, todas as pastas árabes são veganas, sim! Homus, babaghanush ( atenção, não se lê babaganushu, e sim babarranush como um gargarejo) e o desconhecido hâmara, são totalmente livres de ingredientes de origem animal e viva o Tahine! pasta oleosa de gergelim que pode substituir lindamente geléias e manteiga!
Mas não é só de pastas que vive o Oriente Médio.
Uma das comidas mais típicas e mais apreciadas entre os libanêses é a mjâdra, arroz e lentilhas cozidos juntos e temperados apenas com cebola, o que acompanha? cebola crua, simples assim, claro, nada impede que se coma com uma bela salada, ou azeitonas, eu prefiro com salada de cebola temperada ao azeite e limão.
Outra prato delicioso é o Chubato, ou como minha avó chama, repolho com repolho, trata-se de um arroz levemente temperado com cebolas refogadas originalmente na manteiga, que acompanha uma salada de repolho carregada no alho cru, uma delicia!
Temos o famoso tabule, dispensa apresentações!
Há também receitas de sopas, doces e tudo mais, alguns apenas vegetarianos, uma vez que o leite é parte muito importante da alimentação desta região, mas muitas também são veganas e todas deliciosamente temperadas na medida certa!

Experimente!

Um comentário: